Você já viu alguma pessoa se gabar dizendo que é um profissional multitarefas e que, com isso, é mais produtivo? Saiba que embora essa habilidade tenha vantagens, também possui um lado não tão bom. É importante conhecer as duas faces da moeda para conseguir desfrutar dos benefícios sem sofrer os prejuízos.
Características de um profissional multitarefas
Ser um profissional multitarefa é conseguir realizar mais de uma atividade simultaneamente. Contudo, é preciso aprofundar nessa explicação para evitar confusões comuns sobre o conceito de multitarefa. Afinal, não basta apenas começar várias atividades e ter a ideia de estar realizando-as ao mesmo tempo, é preciso ter organização e qualidade.
É importante destacar que não são todas as pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade. Portanto, é preciso se conhecer para entender se vale a pena insistir em tentar ser multitarefa ou se é mais interessante se dedicar com afinco a uma atividade por vez. O segredo para a excelência é entender as suas aptidões e utilizá-las a seu favor.
Confira algumas das principais características de um profissional multitarefa, do tipo que consegue realizar mais de uma atividade sem prejuízos à qualidade.
- Usa seu tempo com inteligência, aproveitando cada minuto livre de forma útil;
- É proativo e tem iniciativa, ou seja, não precisa receber ordens o tempo todo para agir;
- Sabe identificar quais atividades podem ser realizadas em conjunto;
- Consegue se concentrar em mais de uma tarefa por vez;
- Coloca a qualidade à frente da quantidade.
Vantagens e desvantagens de ser um profissional multitarefa
Chegou o momento de conhecermos as vantagens de desvantagens de ser um profissional multitarefa. Assim, ao entender esses dois lados, terá as informações que precisa para se planejar para desfrutar dos benefícios e tomar as atitudes necessárias para contornar os prejuízos. Ou, ainda, poderá entender que esse perfil não é para você.
Vantagens
Mais produtividade: uma pessoa que realiza mais de uma atividade por vez tende a se tornar mais produtiva.
Capacidade de se adaptar: como a postura multitarefa exige uma adaptação constante a cada conjunto de atividades, isso faz com que o profissional se torne mais flexível.
Economia de tempo: quando as tarefas são realizadas simultaneamente, se tem uma economia significativa de tempo.
Desvantagens
Queda da qualidade: de nada adianta realizar várias atividades por vez se elas forem feitas sem qualidade. Afinal, isso faz com que o índice de retrabalhos se torne muito grande, transformando a economia de tempo em prejuízo.
Risco de estresse: uma pessoa que está o tempo todo realizando diversas atividades e não tira tempo para se cuidar e recuperar as energias, corre o sério risco de sofrer com o excesso de estresse.
Perceba que as vantagens se aplicam a casos em que a pessoa realmente tem aptidão para ser multitarefa. Enquanto as desvantagens estão relacionadas a alguém que tenta realizar várias atividades simultaneamente, mas não consegue.
Por tudo isso, é importante considerar se você é realmente alguém que está pronto para trabalhar dessa forma ou se irá se dar melhor de outra maneira. Tudo é uma questão de se conhecer e fazer o seu melhor, respeitando as suas limitações.
Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching