Blog

Como lidar com os conflitos em uma equipe de trabalho?

Recursos Humanos

Dicas para resolver conflitos

1 – Se omitir é pior
O líder de uma equipe nunca pode se omitir mediante um conflito interno! Por mais que você pense que o problema é entre os colaboradores e por isso, eles deveriam ser capazes de conversar e se entender, é preciso realmente se intrometer e conversar com ambas as partes.

As pessoas que trabalham com você precisam perceber que sob o seu comando, a equipe deve trabalhar em equilíbrio e um colaborador sempre deve respeitar o outro.

2 – Converse Separadamente Com as Pessoas Envolvidas
Sabendo que existe um atrito entre seus colegas, é importante que você os chame para conversar em particular, procurando sempre entender o que está acontecendo sem tomar partido.

Nessa hora, é preciso exercitar sua capacidade de ouvir sem expressar tantas reações ou fazer julgamentos precipitados, lembre-se de analisar também o histórico dessas pessoas.

Afinal, quando se trabalha com alguém, o temperamento dessa pessoa pode sim atrapalhar a equipe e se esse é o motivo do atrito entre os colegas é preciso conversar visando corrigir a questão.

3 – Mantenha o Diálogo Com Imparcialidade
Por mais difícil que seja, é preciso ter um afastamento emocional para que você realmente seja capaz de exercer sua liderança nesse tipo de situação.

Se você gosta muito de um dos funcionários que está envolvido no conflito, é mais importante ainda tentar manter esse afastamento emocional para que você não tome decisões que possam favorecer essa pessoa injustamente.

4 – Exercite sua Empatia
Antes de tomar uma decisão sobre quem precisa ser corrigido, coloque-se no lugar de todas as pessoas envolvidas na situação.

Tente avaliar o que essas pessoas sentiram e como isso impactou na relação de trabalho gerando o conflito entre as partes.

Exercer sua empatia poderá ser a chave para entender o que ocasionou realmente o conflito e fazer com que a sua decisão na dissolução desse problema seja mais assertiva.

5 – Não Procure Culpados
É preciso entender o que de fato está ocasionando conflitos entre seus colaboradores para que seja possível resolver essas questões.

Procurar por culpados não é a solução ideal, afinal, qualquer pessoa está sujeita a discordar de outra e essa simples discordância de ponto de vista se tornar um enorme desconforto para a equipe.

6 – Dê o Feedback Corretivo Quando Necessário
O feedback corretivo é necessário quando um colaborador apresenta uma postura que destoa daquilo que a empresa espera dele.

Mesmo assim, é importante oferecer esse feedback corretivo com cautela, de modo que ele seja realmente construtivo para esse profissional se reposicionar e passar a oferecer seus melhores resultados para a empresa.

Fonte: Kplan

Compartilhar

Cristiane Costa

Os bons líderes se realizam orquestrando o trabalho de sua equipe, formando novos líderes e eletrizando positivamente o ambiente de trabalho.

Últimas notícias

Você atualizado sempre!

Mantenha informado com várias meios de conteúdos.
×