Se apresentar de forma autêntica e com naturalidade pode parecer algo simples, mas ainda é um desafio para muitas pessoas
O medo de falar em público ou se apresentar em momentos importantes, como entrevistas de emprego, é um grande vilão que continua assombrando muita gente. Afinal, surge um sentimento de que, se ‘travarmos’ e demonstrarmos que não possuímos tanta autoconfiança, seremos julgados e até rejeitados.
Algumas pessoas acreditam que é necessário criar roteiros mentais ou decorar textos e mais textos, o que pode trazer uma comunicação ‘engessada’ e impedi-las de improvisar. O grande desafio não está ligado à capacidade de memorizar dados e fatos, mas em se autoconhecer e entender seu comportamento e suas emoções.
Existem diversas ferramentas e métodos gratuitos para isso, como a metodologia DISC, que identifica as pessoas em 4 perfis comportamentais: Dominantes – os executores; Influentes – os comunicadores; Estáveis – os planejadores; Conformes – os analíticos. Em seus desdobramentos, é possível identificar padrões de comportamento dentre os indivíduos identificados e agrupados em cada perfil. Assim, conseguimos perceber características do nosso comportamento, como tomamos decisões, nos comunicamos e interagimos com as pessoas. São essas informações que podem ser apresentadas ao falarmos sobre nós mesmos.
Fonte: Exame